Ícone de pesquisa do Download.it
Advertisement

Uma das edições do jogo, que apresenta ambiente gráfico aprimorado e ajustes em suas configurações

Uma das edições do jogo, que apresenta ambiente gráfico aprimorado e ajustes em suas configurações

Vote: (446 votos)

licença do Programa: De pagamento

Desenvolvedor: Valvesoftware

Versão: 1.0

Funciona em: Windows

Disponível também para Mac

Vote:

licença do Programa

(446 votos)

De pagamento

Desenvolvedor

Versão

Valvesoftware

1.0

Funciona em:

Disponível também para

Windows

Mac

Prós

  • Melhoras nos gráficos, através da tecnologia Havok;
  • Melhor configurado em simulações físicas.

Contras

  • Retirada dos mapas de sucesso da edição número um;
  • Nenhuma novidade.

O Counter-Strike: Source é um game online, cujos personagens são atiradores. Jogado em primeira pessoa, o jogo que demonstra uma guerra entre tropas especiais e terroristas, possui uma excelente simulação física. Trata-se de um verdadeiro "mata-mata" (literalmente) organizado por equipes, cujos integrantes trabalham juntamente, mas de forma individual.

Como todos já sabem, o Counter Strike foi lançado como apenas um mod do Half Life, criado por fãs e, de forma inesperada, fez o maior sucesso. Ao cair nas graças do público, foi notado pela produtora Valve, para então ser consagrado na categoria de jogos de tiro. Não é incomum encontrar lan-houses tomadas por jogadores de Counter Strike ou se deparar com pessoas que passam muito tempo jogando. O jogo, de forma indireta, promove a interação entre os jogadores.

Os atrativos do game são coisas simples, porém extremamente presentes: a necessidade de estratégia, o planejamento tático, boa jogabilidade, um alto nível de ação e dinamismo, e o fato de rodar tranquilamente em computadores sem placa 3D.

Para os já habituados com o Counter-Strike Half-Life 2, o Source não traz grandes novidades. Ele não atua como uma continuação, oferecendo os mapas clássicos, apenas repaginando suavemente, de forma bem limitada. Determinados mapas populares foram retirados, e nada inédito foi incorporado, salvo novos adereços e caminhos que, na verdade, não acarretam em grandes mudanças na hora de jogar. Algumas facilidades foram retiradas do jogo, como a possibilidade de manter quatro personagens de cada lado, mantendo apenas um.

A diferença crucial está na implantação da tecnologia Havok, que é responsável justamente pela evidente melhora na simulação física, alteração que elevou o nível do jogo, propiciando uma experiência mais realista para quem controla os atiradores. Essa tecnologia dá aos gamers a opção de arremessar, mover ou destruir objetos, como cadeiras e garrafas. Para detalhar os exemplos, vale citar que agora é possível atirar nos tonéis metálicos, vendo-os balançar, e também ver as garrafas estilhaçadas. A mudança pode ser notada também na profundidade dos fundos e texturas melhores.

Em relação à versão anterior, o Source apresenta melhora nos gráficos, que nesta versão contém mais detalhes, e três dimensões no sistema sonoro. Apesar dos aprimoramentos, o jogo não alcança o patamar esperado para um jogo online multiplayer, portanto nota-se um desapontamento por parte dos usuários. Em contraponto, deve-se analisar o Counter Strike: Source como uma extensão do Half-Life 2, não necessariamente encarando-o como uma continuação ou evolução, já que ele não apresenta avanços suficientes para ser avaliado dessa forma (o que também não era o plano dos criadores).

Os produtores do jogo, ao lançá-lo, deixaram explícito que essa edição é incompleta, garantindo o lançamento póstumo de mais armas e mapas, além de modelos de personagens e dos bots oficiais. A aquisição do game é feita juntamente com a adesão do Half-Life 2, ou seja, podemos considerar que ele venha "de brinde" no pacote. Pensando desse modo, percebe-se que, dentro do que é proposto, o Counter-Strike: Source atende bem os requisitos no que diz respeito à jogabilidade.

Prós

  • Melhoras nos gráficos, através da tecnologia Havok;
  • Melhor configurado em simulações físicas.

Contras

  • Retirada dos mapas de sucesso da edição número um;
  • Nenhuma novidade.